Brigadeiro é uma das receitas mais simples deste mundo. Poucos ingredientes, rápida. Só que ao mesmo tempo, cada um faz de um jeito, e o sabor varia muito, dependendo de quem faz.
Uns gostam mais moles, outros mais queimados. Eu gosto quando a gente morde, puxa e ele estica, sabe?
O mais difícil na receita do brigadeiro é ensinar a alguém qual é o ponto certo. Minha mãe me ensinou a receita, mas eu só aprendi fazendo, até ficar do jeito que eu gosto. Mas vamos ao que interessa!
Ingredientes:
Para não esquecer nunca mais, use a regra do 1,2,3:
- 01 lata de leite condensado
- 02 colheres de sopa de manteiga
- 03 colheres de sopa de chocolate em pó
- forminhas
- chocolate granulado
Vamos combinar uma coisa? Pelamordedeus não use margarina! É uma receita tão simples e tão barata que não vale a pena economizar. Compre um bom leite condensado, use manteiga de verdade, e tenha certeza que seu brigadeiro vai fazer sucesso!
Modo de fazer:
Numa panela, coloque a manteiga, o chocolate em pó e o leite condensado. Leve ao fogo baixo, e mexa sem parar. Sem parar mesmo! O brigadeiro vai começar a ferver, formando umas bolhas grandes. Muito cuidado porque se cair brigadeiro fervendo na mão, vai doer muito! Vira uma cola e a queimadura é séria!
Não deixe o brigadeiro grudar na panela, continue mexendo sempre.
Aí vem a parte difícil de explicar: o ponto. O brigadeiro vai cozinhando até desgrudar da panela. Para ter certeza, incline um pouco a panela. Se estiver quase no ponto, ele vai desgrudar. No fundo da panela fica como se fosse uma "espuminha" de chocolate. Tem gente que desliga o fogo neste momento.
Eu não... continuo mexendo mais uns minutinhos, até ele ficar mais espesso. Dá para perceber que se neste momento a panela for tirada do fogo, ele endurece parecendo um flan. Bom, parece complexo, mas esse é o jeito que eu percebo quando está pronto.
Então coloque o brigadeiro numa travessa de vidro, e leve ao freezer por uns 30 minutos.
Numa outra travessa, coloque o chocolate granulado, e já abra todas as forminhas que pretende usar.
Passe um pouquinho de manteiga nas mãos para o brigadeiro não grudar - é um pouquinho mesmo, metade da unha do dedinho! - e comece a enrolar. Pegue quantidades pequenas de brigadeiro, do tamanho de uma colher de chá, no máximo. Passe no granulado, coloque nas forminhas.
Está pronto!
E vai ficar assim:
Essa é para você Nóia, que apesar de ter pedido a receita, só vai ver as fotos! Da próxima eu levo tá?
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
Risoto de Legumes ao Vinho Branco e Creme de Leite
No final de semana passado foi dia dos pais, e infelizmente não passei com o meu. Minha família estava em São Bernardo, e eu fiquei em Texas mesmo. Foi combinado, mas acho que é a primeira vez que isso acontece.
Então essa semana eu fui, e hoje almoçamos todos juntos.
Minha mãe fez uma carne maravilhosa, um lagarto recheado com linguiça e bacon, e eu fiz um risoto de legumes ao vinho branco e creme de leite.
Foi a primeira vez que inventei isso, e não é que deu certo! =)
Ingredientes:
- 300 mL de arroz arbóreo
- 300g de seleta de legumes (não em conserva, aqueles frescos que vendem em sacolão)
- 200 mL de vinho cabernet sauvignon branco
- 01 caixinha de creme de leite (se for de lata, tem que tirar o soro)
- 01 cebola média
- 01 colher de sobremesa cheia de alho picado
- 03 envelopes de caldo de legumes em pó
- água fervendo
- açafrão a gosto (pode ser colorao também)
- azeite a gosto
Modo de fazer:
Coloque água no fogo, e quando estiver quase fervendo, dissolva os três pacotinhos de caldo de legumes em pó na água. Mantenha a água em aquecimento o tempo todo. À medida que for consumindo durante o cozimento do arroz, vá completando com mais água, sempre deixando ferver de novo antes de colocar no arroz.
Coloque água no fogo, e quando estiver quase fervendo, dissolva os três pacotinhos de caldo de legumes em pó na água. Mantenha a água em aquecimento o tempo todo. À medida que for consumindo durante o cozimento do arroz, vá completando com mais água, sempre deixando ferver de novo antes de colocar no arroz.
Numa panela, esquente o azeite e refogue a cebola. Quando ela estiver transparente, coloque o alho. Cuidado para não queimar. Coloque o arroz, refogue levemente e adicione o vinho. Coloque os legumes.
Vá adicionando água aos poucos ao arroz, usando uma concha, mexendo sempre. Coloque o açafrão e misture bem. A quantidade de açafrão depende do quanto você quer deixar o arroz amarelinho. Eu queria levemente amarelo, então usei uma pontinha de colher de chá.
O cozimento demora uns 20 ou 30 minutos, e deve ser feito sempre em fogo baixo. Vá provando o arroz para verificar quando está macio.
Quando o arroz estiver quase no ponto (al dente), pare de adicionar água, continue mexendo até que fique bem cremoso, mas ainda com um pouco de líquido. Acerte o sal se achar necessário.
Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture bem.
Está pronto!
E vai ficar assim:
E essa é pra você, Dé, risoto de legumes, mas sem ervilha! =)
Assinar:
Comentários (Atom)